quarta-feira, 1 de junho de 2011

Citações




 ''Sua alma olha de través, ele ama os refúgios, os subterfúgios, os caminhos ocultos, tudo escondido lhe agrada como seu mundo, sua segurança, seu bálsamo, ele entende do silêncio, do não esquecimento, da espera, do momentâneo apequenamento e da humilhação própria.''  ( Nietzsche, Genealogia da moral).

'' O homem é o único animal para quem sua própria existência é um problema que ele tem que solucionar e do qual não pode fugir ... Todo novo estágio que atinge deixa-o descontente e perplexo, e esta mesma perplexidade impele-o a avançar em busca de novas soluções.'' ( Erich Fromm)

'' Só a verdade é passível de discussão, não o gosto, o que existe na natureza das coisas é a norma de nosso julgamento.''  ( David Hume, Uma investigação sobre os princípios da moral).

'' A superstição é uma paixão negativa nascida da imaginação que, impotente para compreender as leis necessárias do universo, oscila entre o medo dos males e a esperança dos bens.''   (Spinoza)

''O homem livre não é aquele que decide o que quer, como quer e onde quer. O homem livre é aquele que conhece as leis da natureza e as de seu corpo, não se deixa vencer pelo exterior, mas sabe dominá-lo.''  (Spinoza)

''Nunca esteja tão dentro de alguma coisa que você não possa se sentir bem estando fora dela.''  (Sylvio Ferreira)

"A aparente satisfação da vontade conduz ao tédio. A satisfação dum desejo é como a esmola que se dá a um mendigo e só consegue manter-lhe e vida para prolongar-lhe a miséria. Por isso mesmo a vontade é um mal e a origem de todos os males. A felicidade não se sente, é negativa; o que se sente é a ausência dela."
(Arthur Schopenhauer).











Imagem: 'Wonder' de Alex Grey

Um comentário:

  1. Conservar algo que faça eu recordar de ti seria o mesmo que admitir que eu pudesse esquecer-te...
    Um trecho de Shakespeare

    nossa ... bobagens deixa pra lá... gostei do seu blog.. talvez eu volte aqui um outro dia...

    ResponderExcluir