sábado, 15 de outubro de 2011

Festival Stanley Kubrick



O 4º Festival Janela Internacional de Cinema, anunciou que de 4 a 13 de novembro, serão exibidos, no Cinema São Luiz, 12 dos 13 longas do cineasta americano Stanley Kubrick. A retrospectiva é homenagem ao clássico Laranja mecânica (A clockwork orange, 1971), que completa 40 anos.
Laranja mecânica é um dos mais aclamados filmes do cineasta. O longa, adaptação do romance homônimo de 1962 do escritor inglês Anthony Burgess. Se tornou sucesso ao unir música clássica e anarquismo, em um bem fundamentado debate sobre violência, juventude e filosofia. Com ele, o cineasta foi indicado a quatro Oscars, sem faturar nenhum, provavelmente devido às polêmicas geradas pelo filme.

Durante a maratona serão exibidos:

A Morte Passou por Perto (Killer’s Kiss, 1955)
O Grande Golpe (The Killing, 1956)
Glória Feita de Sangue (Paths of Glory, 1957)
Spartacus (1960)
Lolita (1962)
Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, 1964)
2001: Uma Odisséia no Espaço (2001 A Space Odissey, 1968)
Barry Lyndon (1975)
O Iluminado (The Shining, 1980)
Nascido para Matar (Full Metal Jacket, 1987)
De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, 1999)
Laranja Mecânica (Clockwork Orange1971), cuja cópia foi restaurada em 4K e apresentada no último Festival de Cannes, em maio.

Quem ficou de fora foi Medo e desejo (Fear and desire, 1953), seu primeiro longa-metragem, que  foi tirado de circulação porque o cineasta o considerava "amador", e até hoje está fora de catálogo. É possível, porém, assisti-lo na internet.

Não encontrei as datas e os horários específico dos filmes, acredito que não foram divulgados ainda.
Será uma oportunidade única de ver esses clássicos no cinema! Para mim e para todos que são fissurados por Laranja Mecânica será imperdível e inesquecível! Já começei a contar os dias e não vou perder nenhum minuto do festival!


2 comentários:

  1. Há alguns filmes do Kubrick que ainda não vi - ainda. Pena não poder conferir o festival. Mas ainda posso conferir o "amador" pela net, afinal. Boa postagem, Asfora. ;)

    ResponderExcluir
  2. Que lista de filmes maravilhosa! Adorei. :)

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir