quarta-feira, 18 de maio de 2011

Genética ou Social?

 

Encontrei esse vídeo no facebook de alguem agora e aproveitei para dar uma lida sobre o tema e resolvi trazer pra cá pra saber opiniões a respeito, e ainda pego bigú prum trabalho da facu! :B

Assistindo esse vídeo surge a velha pergunta:
  - A homossexualidade é determinada geneticamente, ou é resultado da educação ou do meio ambiente em que se é criado?

Dean Hamer, geneticista americano, sustenta  a tese de que a homossexualidade tem determinação genética. Ele diz ter descoberto genes numa determinada região, que ele chamou de GAY-1, associados a homossexualidade. Tal hipótese não teve muita credibilidade no meio científico americano, mas seus defensores dizem  haver uma lógica: "se os genes transmitem as características hereditárias e contêm 'instruções' para a fabricação das substâncias que fazem os organismos funcionarem, também poderia lançar a probabilidade de homossexuais (assumidos ou não) terem filhos também homossexuais. É uma tese que coloca oa homossexualidade não como uma opção ou estilo de vida, mas como resultado de uma variação genética.
Por outro lado,  psicólogos e psicanalistas chamam essa teoria de ''no mínimo simplismo científico''. Daryl Bem, psicólogo americano, pesquisa a formação intra-familiar do homossexual e diz que pesa muito mais na determinação da homossexualidade do que os fatores genéticos. Outros psicólogos valorizam ainda a vivência fora do contexto familiar.
Existe uma tendência a achar o fator genético absurdo, e principalmente a idéia de querer encontrar esse gene, porém analisando os dois lados podemos pensar ainda nas pessoas que desde pequena já apresentam uma preferência pelas brincadeiras do sexo oposto por exemplo, e com o passar  dos anosse tornam homossexuais, e aqueles que dizem que sempre souberam da sua homossexualidade, desde crianças, mas não sabiam o que era. ( Depoimento de Ricky Martin por exemplo, que se assumiu depois de adulto). 

Enfim, a ciência como sempre, desemprenha sua função de querer encontrar explicação empírica pra tudo. Nesse assunto é bastante criticada por considerar a homossexualidade como uma doença e querer encontrar esse tal gente gay para que se desenvolva uma cura!  Eu acredito que assim como todas as capacidades e preferências que desenvolvemos possuem tanto influência genética quando do ambiente social, assim também é com a homossexualidade. Resta saber o quanto cada um desses fatores interfere.
Uma crítica feita a essa difusão da igualdade, da luta contra o preconceito com homossexuais na sociedade, nas escolas, é o medo de muitos pais de que seus filhos considerem tudo isso muito ''normal'' e desenvolvam uma tendência homossexual, protestando contra as campanhas de aceitação social. Existem diversar opiniões a respeito do assunto. Há os que dizem que se Deus nos fez de um jeito não devemos ir contra a vontade dele, ele criou o homem para a mulher e é assim que deve ser. Há também os que defendem a felicidade acima de qualquer coisa, não importa com quem, o que importa é o amor. 

Julgamentos, opiniões, preconceitos, críticas... diante de tudo isso muita coisa está mudando.
Casamento gay já foi legalizado, alguns ja conseguiram adotar ciranças.
Acredito eu que a tendência é realmente um mundo onde a felicidade seja prezada acima de qualquer preconceito ou imposição social. A força da expressão humana não consegue permanecer contida eternamente  e se propaga de diferentes formas no decorrer dos anos. É como uma forma de muitas pessoas olharem para o mundo e dizerem: '' Eu estou aqui! Eu existo!''. Um se tornar, um passar a ser, numa sociedade onde cada vez menos se tem tempo para as relações familiares e sociais e onde o amor, o carinho, a atenção precisando ter hora marcada, talvez tudo isso seja mesmo um ato de desespero. A medida que o mundo se torna cada vez mais mecânico e frenético as pessoas sentem a felicidade quase como uma utopia. Como é difícil ser feliz hoje em dia! Cada vez mais doenças surgindo, remédios e mais remédios, a depressão rolando a solta desenfreadamente... o homem precisa encontar uma forma de extrapolar essa angústia que ele reprime, que a sociedade atual lhe imprime, e assim, busca através de diferentes formas, essas que não eram tão necessárias a séculos atrás, encontrar a tão almejada felicidade que parece cada vez mais distante e inalcansável.

E o homem enlouquece junto com o mundo. Apenas uma questão de adaptação e sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário