segunda-feira, 2 de maio de 2011

Religião X Ciência

''O místico crê num Deus desconhecido.
O pensador e o cientista crêem numa ordem desconhecida.
é difícil dizer qual deles sobrepuja o outro em sua devoção não-racional.''
(L. L. Whyte)


Não importa suas diferenças, ambos estão em busca de ordem. É uma questão de sobrevivência, já existia nos mais primitivos níveis da vida. O mundo humano se organiza em torno dos desejos, esses responsáveis pela criatividade, literatura, etc, mas também responsáveis pelos preconceitos e as ilusões, e por conta disso a ciência sempre tentou se desvincular deles, para que se tenha um conhecimento mais objetivo da realidade.

Mas, o que é que separa a ordem do senso comum, da ordem científica?

Pode-se dizer que religião, magia, astrologia, milagres... são absurdos?
O que são absurdos?
- ''O mundo de cada um é sempre lógico do seu ponto de vista.''


Mas a ciência não, ela se foca nos fatos, em dados, reais, não em crenças...  SERÁ?


''As marés acontecem porque a água é puxada pelo Sol e pela Lua. Mas como? Haverá cordinhas invisíveis? Dizer que é a força da gravitação não resolve, porque é o mesmo que dizer que uma coisa puxa outra sem fios materiais que as unam. Seja honesto: você entende como isso acontece? Se não entende, por que acredita?''


Ou seja, a ciência também estuda o invisível, ela parece tão absurda quanto o senso comum.
Antigamente as pessoas acreditavam naquilo que elas viam, e explicavam os fatos através de suas experiências, atribuiam à Deuses e forças sobrenaturais, hoje em dia isso tudo é considerado um absurdo, porém , o que a ciência faz não foge muito disso, ela se baseia não em fatos, mas em teorias e hipóteses, como no caso da gravidade.


Tanto ciência como religião buscam uma ordem para as coisas baseadas no invisível, a nossa experiência cotidiana só é capaz de captar as coisas que são transitórias. 
''Porque as coisas que são vistas são transitórias, mas as coisas que não são vistas são eternas.'' (apóstolo Paulo, 2Cor 4,18)






Esse raciocínio foi baseado no livro: Filosofia da Ciência, de Rubem Alves, que eu achei bastante interessante e resolvi trazer pra cá.
Coloca em cheque essa questão da ciência sempre se exaltando sobre a religião, por ser baseada em fatos concretos e não em crenças invisíveis, quando na verdade desde o surgimento da ciência ela se baseia em crenças invisíveis, as primeiras teorias ditas científicas a respeito no universo e seu funcionamento foram formadas através da imaginação desses cientistas, movidos pelo surgimento de algum problema, e a necessidade de manter uma ordem, fazendo hipóteses a cerca de tudo aquilo que eles acreditavam estar acontecendo para além da Terra ou de suas próprias leis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário