terça-feira, 26 de abril de 2011

Religião







De onde surgiu a religião?


Segundo Erich Fromm, ela vai surgir de uma necessidade humana de sentido ou de busca de uma harmonia perdida. Quando o homem toma consciência de si mesmo e se liberta da condição de 'animal' ele parte para essa busca de sentido.


''O homem é o único animal para quem a sua existência é um problema que ele tem que solucionar e do qual não pode fugir. Todo novo estágio que atinge deixa-o descontente e perplexo, e esta mesma perplexidade impele-o a avançar em busca de novas soluções. Não há um 'impulso para o progresso' inato no homem, é a contradição de sua existência que o faz prosseguir no caminho que tomou.'' (Fromm)




O homem vai passar a procurar formas de recuperar essa harmonia que ele perdeu no momento em que tomou consciência de si no mundo, tendo a necessidade da 'Re-ligação' com o significado básico da vida, que pode ser através de uma religião ou simplesmente de um sistema como o ateísmo ou a filosofia.


''O fato de termos uma necessidade de significado não quer dizer que qualquer significado atenda a essa mesma necessidade.''
É preciso saber em que grau as soluções que encontramos para nossos problemas existenciais estão realmente nos favorecendo nesse sentido de encontrar o equilíbrio, a harmonia, até que ponto favorecem a expressão da força humana! Até que ponto estamos conscientes da influência que a religião exerce sobre nós? Nessa busca por sentido em religiões e crenças, em que momento o ''se encontrar'' se torna ''se perder''?




O que é essa motivação religiosa que já se mostrou tão devastadora em diversas ocasiões da história da humanidade?




Ps: Achei a imagem sensacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário