quarta-feira, 27 de abril de 2011

Leis de Deus

Quem realmente somos?
Isso pode ser determinado pelas leis de Deus?
Nosso comportamento vai determinar aquilo que somos? Quem somos?

O sacrifício de Jesus deu à humanindade a prova de seu amor.

''Jesus morrer por nós por AMOR, para que a Lei agora, não venha nos oprimir! Mas que a lei agora venha nos apaixonar, ou seja, eu obedeço por que amo aquele que se entregou por mim, por paixão, por amor!''

O amor de Jesus vai fazer com que a gente disperte essa vontade, isso vai gerar um comportamento puro, uma busca do homem a uma semelhança com seu criador. O objetivo de Jesus era motivar esse comportamento de amor nas pessoas. Acredita-se que através desse amor se pode encontrar a nossa verdadeira essência, e saber quem realmente somos.
Mas é possível descobrir quem realmente somos através desse amor divino?
Pode-se dizer que nosso comportamento diz realmente quem somos?
O amor à Deus e suas leis, nada mais são que comportamentos, que podemos internalizar ou simplesmente praticar. Um modo de vida.
Através do amor Jesus seduziu as pessoas, talvez seus ensinamento levem mesmo o homem à felicidade. Mas essas leis, sendo seguidas ou não pelo homem , não vão determinar quem ele realmente é, porque ao contrário de Jesus, o homem ainda é movido pelo desejo de poder, luta de classes, é um ser mesquinho, egoísta, bla bla... O homem pode adotar parcialmente todos esses comportamentos, mas isso nunca vai determinar quem ele realmente é.


5 comentários:

  1. Como bem colocado no post passado as religioes, qualquer uma, vem para dar sentido a existencia humana. Numa visão ampla podemos incluir essa questao do 'quem eu sou' e ela é respondida nao só pela religiao, mas pela filosofia, psicologia...
    Minhas ultimas experiencias me fazem fazer uma ligaçao bem direta desse discursao cristao com o que a ACP chama de 'tendencia atualizante'. Nao seria descobrir exatamente quem somos, mas acreditar que estamos em constante evoluçao, transformaçao (e a religiao explica isso atraves do amor).
    O que me intriga na questao dareligiao é o sentimento de culpa e 'ressentimento' (discutido por Nietzsche) que é constantemente aclamado pelos cristãos. Mas entao eu nao aceitaria a lei por amor, e sim por temor (cristãos adoram essa palavra, nao?). Quando eu aceito a lei por temor não ha uma confiança, ha um medo.

    ResponderExcluir
  2. ''subindo para a cruz, Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, esmagado por... causa das nossas iniquidades; o castigo que nos devia trazer a paz, caiu sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos nós sarados. Todos nós temos andado desgarrados como ovelhas; temo-nos desviado cada um para o seu caminho; e Jeová fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.'' (Is. 53:5-7).

    Isso justamente disso que se trata, o que move a maioria das pessoas a terem comportamentos X dentro de uma religião é esse sentimento de culpa que a igreja imprime nos seres humanos. O homem se sente culpado pelo sacrifício de Cristo e passa a viver com essa obrigação de pagar por isso. Eu acredito sim no amor das pessoas por Jesus, mas as contudas morais que moldam as leis de Deus são baseadas nisso.

    ResponderExcluir
  3. o ser humano é muito singular para ser moldado por padroes e leis, quaisquer que sejam.
    o ser é unico e é, ao mesmo tempo, totalidade. só uma compressao, talvez mais que isso, uma vivência dessa realidade possa fazer o ser humano transcender e TALVEZ enxergar seu self.

    ResponderExcluir
  4. Como foi dito por Niet. não só a humanidade está em constante mudança, mas tbm o contexto social, a realidade em si, as necessidades, a organização social, as classes sociais... A cada geração tudo isso está numa constante mudança. Então como é que se pega um livro escrito a não sei quantos mil anos, com um único código de conduta correta e se quer aplicar eternamente na humanidade. Onde isso faz sentindo? Se alguem souber... tamo aqui.

    ResponderExcluir